Pensa que os pneus do seu carro podem estar gastos, mas não tem a certeza? Para que um automóvel tenha o melhor rendimento na estrada, é necessário que todas as suas componentes estejam em perfeitas condições de utilização.
Para conhecer o principal indicador de desgaste de um pneu, é necessário conhecer as inscrições que se encontram na lateral do pneu de um automóvel. A sigla TWI (Tread Wear Indicator), é uma marca que indica o desgaste máximo admitido pelo pneu (dependendo do fabricante, outras siglas poderão ser utilizadas).
O limite mínimo legal da profundidade de um pneu é de 1,6 milímetros (mm) e nunca deve ser inferior a esta medida, caso contrário está a infringir a lei. Contudo, recomenda-se uma profundidade de 2,5 mm em pneus de Verão e 4,0 mm em pneus de Inverno. Isto porque quando a borracha de um pneu atinge estes valores, o pneu perde a sua eficácia e a aderência ao piso é colocada em causa. Quanto mais desgastados estiverem os pneus (as ranhuras ficam menos profundas), mais longas serão as distâncias de travagem do seu automóvel.
Em todo o caso, o condutor deve avaliar sempre o estado do terreno e as condições climatéricas que se encontram quando está a conduzir.