O AWD (All Wheel Drive) é um veículo pode alternar automaticamente entre a tracção 4×2 e 4×4 dependendo das condições da pista. A tracção 4×2 é a mais comum nos veículos de passeio em que são 4 rodas e a tracção é feita em apenas 1 dos eixos, nas duas rodas traseiras ou dianteiras.

A principal diferença entre o AWD e o 4×4 é que nos carros 4×4 é necessária acção do motorista para alternar entre 4×2 e 4×4, mas no AWD são os circuitos electrónicos do carro que fazem esta tarefa.
Cada fabricante utiliza softwares e peças bem diferentes na criação do seus sistemas de controle de tracção e nem sempre é possível saber exactamente como funcionam tais sistemas.
Isto gera um problema com relação à utilização da sigla AWD, 4WD, IWD, Real Time 4WD, Active AWD, 4Motion, MATT e muitas variações. Elas deixam de ser apenas siglas técnicas para serem usadas como apelo comercial e podem existir dois veículos AWD com performances bem diferentes em terrenos diversos ou variações consideráveis no consumo de combustível.
Além de diferenças em como as siglas são utilizadas, há uma enorme diferença também na maneira como tais sistemas são mecanicamente implementados.
#motormoz #motormozmaputo #motormozinhambane #Mr.Mozy #carromoçambique #carrosimportados #carrosnovos #carrosusados #moçambique #newcarmozambique #usedcarsmozambique #toyotamoçambique #nissanmoçambique #mitsubishimoçambique #isuzumoçambique #pradomoçambique #vitzmoçambique #hiacemoçambique #carromaputo #carrosmaputo #carrosnampula #carrosbeira #carrosinhambane